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Pilares‌ ‌essenciais‌ ‌para‌ ‌a‌ ‌transformação‌ ‌de‌ ‌ negócios‌ ‌digitais‌

equipe@tokcontabil.com.br
A inovação tecnológica, vem alterando cada vez mais o cenário mundial e transformando o modo de atuação das empresas. Sendo preciso, então que as empresas possam se adaptar e aderir aos principais pilares da transformação digital.

Vamos listar agora alguns pilares fundamentais para a transformação de negócios digitais. Confira! 

O que é transformação digital? 

Quando falamos de transformação digital, estamos falando diretamente do rompimento do mundo digital com o físico. Ou seja, hoje utilizamos a tecnologia cotidianamente nos negócios seja para atrair novos clientes ou em busca de novos resultados. 

Logo é preciso entender como as mudanças neste cenário vem ocorrendo e não somente enxergá-las como tendências. Assim a transformação digital vem contribuindo de forma positiva nos crescimentos das empresas. 

Ao longo deste artigo, iremos abordar os cinco principais pilares para a transformação dos negócios digitais.


Pilar 1 – Engajamento 

É preciso que seu consumidor esteja alinhado com os fins de sua empresa, pois, ao contrário, é possível perdê-los de forma real. Caso o público não tenha o interesse pelo produto que você oferece o pior pode acontecer. 

Desse modo, a tendência é que esse usuário deixe de fazer parte da base de clientes de seu negócio. Assim, para que se evitem esses tipos de acontecimentos, é preciso investir para que o negócio tenha um ótimo relacionamento com o consumidor. 

Algumas formas de garantir isso é solucionar dúvidas de forma rápida e entregar produtos/serviços com qualidade são maneiras de como esse ótimo relacionamento pode ser feito.

Geralmente, consumidores entre 18 e 34 anos, usam a internet para resolver problemas e até mesmo para alertar outras pessoas sobre a qualidade do serviço, atendimento, atraso na entrega e etc. criando posts de avaliações em redes sociais e sites de reclamações.

Pilar 2 - Escolher a tecnologia ideal

Muitas vezes, os gestores, por não conhecer a relevância e importância do uso de tecnologia para sua empresa acabam não às adotando ou pior entendendo tecnologia somente como responsável por criar de um aplicativo ou uma plataforma online. 

Entretanto, existem pontos diferentes durante cada fase de um negócio, em que é ideal usar uma determinada tecnologia e em outro momento, usar outra. Como por exemplo o impacto negativo de um site pesado, que demora a abrir. 

Diante disso, é extremamente necessário entender a importância da tecnologia para a criação e manutenção da sua empresa em meio digital e, assim, ser possível acompanhar as diversas atualizações que as evoluções tecnológicas. 

Pilar 3 -Automatizar os processos

Com a utilização da tecnologia, a utilização de planilhas para a realização de controle, paralelo perdem espaço para bases de dados com atualização em tempo real. Assim, o papel perde lugar ao registro virtual de tudo o que ocorre na empresa.

Além disso, a realização de tarefas manuais e que demandam tempo passam a ser substituídas por softwares que tornam automatizadas muitas etapas dos processos.

O que pode resultar será notado na redução de um possível risco operacional, na diminuição de falhas, na atenuação do tempo de resposta ao público e na racionalização de recursos humanos e financeiros.

Pilar 4 - Utilizar as ferramentas

Assim, é preciso ressaltar os pontos necessários que contribuem para que os pilares da mudança sejam fortes e para que os objetivos da transformação de negócios digitais obtenham sucesso. 

Veja as seguir, as principais ferramentas que podem ajudar na transformação dos negócios digitais: 

Armazenamento em nuvem

Umas das principais necessidades e que todo empreendedor toda empresa enfrenta é um local para armazenar todas as informações e documentos da empresa. Assim, a nuvem veio para igualar o acesso às tecnologias avançadas e atualizadas, por meio do pagamento de pacotes de serviços mensais por parte das empresas contratantes.

Dessa forma, as empresas podem contar com recursos para: proporcionar ao cliente a melhor experiência possível; racionalizar seus processos; usar a mobilidade e realizar mais com menos.


Inteligência artificial

Os assistentes virtuais, ou também conhecidos por Chatbots, estão sendo adotados por muitas empresas, tornando cada vez mais frequente este tipo de atendimento.  

Desta forma, o recurso mais utilizado é o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), ou perguntas e respostas dos sites, também é considerado uma forma de inteligência artificial. 

De maneira gradual, o aprendizado da máquina tem recebido detalhes nas dúvidas e demandas dos consumidores, e essa utilização tem trazendo aos algoritmos tornem as bases de respostas mais robustas e mais aderentes com as necessidades de seu público-alvo.

Mídias sociais

Atualmente, não existem dúvidas de que os consumidores estão cada dia mais, presentes em plataformas sociais digitais, comparando produtos, estabelecendo relacionamentos profissionais, formando opinião, compartilhando suas vivências e gerando engajamento com marcas.

Dessa forma, a utilização das mídias sociais é o básico para que a imagem do seu negócio se reforça para seu público-alvo. Isso também faz com que a presença virtual garante o monitoramento e a coleta de dados muito importantes, que se torna cíclico as estratégias do negócio a partir da análise do comportamento do consumidor no meio digital.

Portanto, a transformação em digital é a base para reproduzir os processos, mudar a cultura organizacional, ter em eficiência operacional e validar a essência dos pilares da transformação digital como foi apresentada por aqui. 

O que achou deste artigo? Utilize o campo de comentários e nos conte qual dos pilares da transformação digital você tem usado para melhorar a gestão de sua empresa. 

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