Blog Layout

Abrir empresa após a crise: Conheça a nova fase do empreendedorismo

equipe@tokcontabil.com.br

A crise gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) impactou não somente o sistema de saúde, mas também toda a rotina social no mundo. Deste modo, entre os mais afetados, está o cenário econômico.


Isso porque, perante as recomendações de distanciamento e proteção da população, ocorreu a suspensão de atividades comerciais e turísticas.


Deste modo, profissionais autônomos e pequenas empresas acabaram tendo suas operações prejudicadas. 


Contudo, em meio à um cenário de instabilidade e insegurança, muitos profissionais têm aproveitando para dar início a uma nova fase em sua vida: a de empreendedor. 


O mercado está em constante transformação, o que permite que novos empreendedores possam estar mais atentos aos aspectos voltados para a sobrevivência de seu novo negócio no mercado.

 

Quer aprender como a nova fase do empreendedorismo, pode te auxiliar abrir uma empresa após a crise? Continue lendo nosso conteúdo!


Saiba a importância de estar preparado

Por diversas vezes, reforçamos em nossos conteúdos a importância de realizar uma gestão de negócios, bem como contar com o apoio de um profissional contábil é fundamental para que um empreendimento possa se desenvolver de forma saudável no mercado.


Isso porque, para se tornar um empreendedor de sucesso, não basta apenas ter constituído um CNPJ, é preciso estar preparado para superar os constantes desafios enfrentados diariamente por sua empresa. 


E para quem está começando um novo negócio em meio à crise, este é o momento certo para se qualificar e se tornar um gestor de sucesso de seu próprio negócio. 


Em nosso blog, o leitor poderá encontrar diversos conteúdos que podem te ajudar a compreender melhor todo o cenário empresarial. Leia também: Vendas Online: conheça os mercados mais promissores e como adaptar sua força de vendas


Desafios do empreendedorismo

O povo brasileiro possui uma característica em comum: possui boas ideias de empreendedorismo. No entanto, esta não é uma atividade simples.


Tendo em mente que vivemos em um país que possui um sistema de recolhimento complexo, envolvido por muitas burocracias, empreender se torna uma umas das coisas mais difíceis de realizar.


Além disso, estamos presenciando um momento bastante delicado, onde empresas e empresários estão buscando novas ideias e soluções que contribuam na sobrevivência de seus negócios


No entanto, não são todos que conseguem encontrar boas ideias. Isso porque, entre a adoção de ideias e um empresário, existe um grande desafio a ser superados, a burocracia.


Mas calma, este não é um problema vivido apenas pelos empreendedores de hoje no mercado, ele é enfrentado a mais de 20 anos.


Deste modo, se você, profissional, deseja abrir um escritório e aproveitar esta nova fase do empreendedorismo, é preciso que compreenda todo o contexto empresarial. Isso, inclusive, independentemente do setor escolhido ou do porte de seu empreendimento. 


Seja atuando como pequeno empresário ou com a prestação de serviços, é fundamental que conheça o mínimo necessário, como:


  • Impostos, tributos, taxas;
  • Controle do fluxo de caixa e fundo de reserva;
  • Controle financeiro;
  • Regras trabalhistas.

 

Logo, todo novo empreendedor deve conhecer pelo menos o mínimo de cada ponto citado acima.


Neste ponto, ao empreender pós crise, toda a preparação profissional e empresarial fará total diferença no mercado.


Você está pronto (a)?

Deseja aproveitar a nova fase do empreendedorismo pós crise? Em abril deste ano, o número de registos de Microempreendedores Individuais ultrapassou o número de 10 milhões.


E continuou subindo nos meses seguintes, registrando um crescimento de 1,2% sobe os meses anteriores. 

Isso significa que com desemprego batendo a porta, muitos profissionais aproveitaram este cenário para tirar os velhos sonhos do papel e colocá-los em práticas no mercado. 


Logo, é preciso buscar entender o que seus clientes precisam, a fim de oferecer as melhores soluções e oportunidades. Passando a oferecer assim exatamente aquilo que eles procuram. 


Busque criar uma estratégia que permita envolver o cliente, trazê-lo para o dia a dia de seus serviços, a fim de que assim eles possam gerar valor.


Lembrando que sem diferenciais, um empreendimento corre o risco de não se destacar no mercado e pior, se tornar um commodity. Isso porque é preciso surpreender o consumidor, dando a ele algo que ele não espera, mas lembre-se sempre com qualidade. 


A título de concluir, prepare-se para gerir um novo negócio. Conte com apoio de profissionais especializados, persista e se reinvente sempre que preciso.


A nova fase do empreendedorismo pode ajudar você, profissional, que sonha em ter seu próprio negócio a alcançar sua independência financeira e notoriedade no mercado. 


Agora que o leitor já sabe como aproveitar essa nova fase do empreendedorismo para abrir a sua empresa, que tal continuar lendo nossos conteúdos? Acesse nosso blog e aprenda conosco como ter uma empresa de sucesso.


Gostou de nossas dicas?  Continuem lendo nossos artigos e aprenda conosco: O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço?

Contate-nos

Share by: