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Como o BPO de Backoffice reduz custos com equipe nas empresas

equipe@tokcontabil.com.br

Em um modelo convencional de empreendedorismo, realizar o feito de consolidar um time de alta performance requer investimentos, tempo de recrutamento, capacitação e planejamentos frequentes.


O
BPO de Backoffice é um processo de terceirização especializada com foco na otimização de performance que veio para mudar esse cenário. O modelo vem apresentando tanto sucesso na melhoria de desempenho e saúde financeira dos negócios que, só em 2020, o mercado de BPO faturou US$ 237 bilhões. 


Ainda, outro ponto de grande vantagem obtido por quem contrata este tipo de serviço é que o modelo de
BPO de Backoffice reduz custos com equipe nas empresas. Quer compreender porque o BPO traz tantos benefícios? Continue a leitura deste artigo!


O que é o BPO de Backoffice?

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, que, em tradução livre, significa  “terceirização dos processos de negócios”. 


Assim, o
BPO de Backoffice atua na terceirização da parte de trás do escritório. Ou seja, trabalha otimizando o setor que não está diretamente ligado à atividade que traz o faturamento da empresa, mas dá o suporte operacional para que quem tem o contato direto com o consumidor consiga ter sucesso.


Assim, o serviço de
terceirização em Backoffice trabalha com setores, como:


  • RH;
  • Financeiro;
  • Jurídico;
  • Logística;
  • Marketing.


Mas afinal, como o
BPO de backoffice funciona? Veja a seguir.


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Como o BPO funciona na prática?

Na prática, o BPO de Backoffice é aplicado nos setores da empresa, que dão esse suporte para a atividade principal. 


Assim, o
BPO reduz custos com equipes nas empresas, uma vez que não será necessário investir na criação de um setor dedicado, com vários funcionários e uma infraestrutura própria. 


Isso porque, além de diminuir custos com pessoal de modo estratégico, ao assumir a complexidade das funções referentes ao backoffice de um negócio, a
terceirização de backoffice otimiza o seguintes serviços: 


  • Controle de gastos;
  • Administração financeira;
  • Gestão de tributos e cumprimento das obrigações acessórias;
  • Liquidação de impostos;
  • Gestão da folha de pagamento.
  • Controle de entradas e saídas de capital;
  • Emissão e armazenamento de notas fiscais;
  • Dentre muitos outros. 


Desta forma, um dos grandes ganhos de se contratar um serviço de BPO é tornar toda operação mais enxuta  e os procedimentos mais objetivos. Isso garante resultados em menor tempo e menos gastos para sustentar o desenvolvimento dos processos da empresa.


De que forma o BPO de backoffice contribui para a redução de custos com as equipes em uma empresa?

Com um BPO realizado por uma contabilidade bem estruturada para este serviço, o empreendedor ganha na diminuição de gastos com pessoal em várias frentes, que podem ser divididos em aspectos operacionais – a redução promovida pelas mudanças na composição das equipes – e estratégicos –  proporcionada pela série de melhorias nos processos internos.


Continue a leitura para compreender melhor cada uma delas. 


Aspectos Operacionais


De modo objetivo o
BPO de backoffice reduz custos com equipe nas empresas ao assegurar ao gestor a disponibilidade de pessoal altamente qualificado e experiente no desempenho das funções dos departamentos das empresas que assumem. 


A primeira delas é que, com a expertise destes profissionais, um número menor de indivíduos numa mesma função é necessário, haja vista a assertividade na execução dos trabalhos. 


Outro aspecto direto da
redução de custos com equipes trazidas pelo BPO de backoffice é a dispensa da necessidade de contratação e treinamento de  pessoal  para a prestação de serviços em jornada integral. 


Por último, a
diminuição com investimentos, adaptação ou ampliação de espaços físicos são reduzidas, em muitos casos, considerando que em diversas ocasiões este serviço pode ser executado em formato de consultoria digital.


Ou seja: os profissionais responsáveis pela administração das tarefas burocráticas de seu negócio podem operar em caráter remoto. 


Aspectos estratégicos

Existem ainda as melhorias promovidas pela otimização estratégica do operacional da empresa.. Confira as principais: 


  • Elaboração de estratégias para otimização de performance com base em análise de indicadores;
  • Aperfeiçoamento da apuração de fluxo de caixa;
  • Melhoria da interação entre setores por meio da Implementação de sistemas de gestão integrados e softwares de análises de dados;
  • Implantação de relatórios gerenciais
  • Análises de desempenho dos processos internos;
  • Estudo de gastos variáveis e fixos com foco na redução de custos;
  • Administração fiscal, tributária e previdenciária;
  • Aprimoramento dos procedimentos contábeis financeiros, bancários e da gestão de linha de créditos;
  • Mapeamento e controle dos maiores gastos da empresa;
  • Gestão estratégica de contas a pagar e receber;
  • Assertividade na gestão e emissão de notas fiscais;
  • Dentre muitos outros, a variar conforme o ramo de atividade e segmento do negócio.


Dessa forma além de a empresa sair ganhando com a redução de gastos com folhas de pagamento –
consideradas um dos fatores mais onerosos para o orçamento – ela também ganha em assertividade na gestão interna, otimização do tempo e dados mais precisos para guiar tomadas de decisão importantes para o futuro financeiro do negócio. 


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TOK Contábil opera utilizando as mais modernas técnicas gerenciais do mercado, buscando otimizar os resultados e dinamismo da realização das atividades contábeis para seus clientes. 


Para garantir os melhores resultados por meio da terceirização em sua empresa, a
TOK adota a contabilidade digital como mecanismo para produzir mais eficiência, integridade e segurança aos processos internos. 


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Como melhorar o controle financeiro da sua empresa



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