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Como a transformação digital pode acelerar a sua empresa

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A tecnologia inova cada vez mais as formas de estudar, trabalhar e empreender. Nosso dia a dia e rotina no trabalho está em constante evolução tecnológica e devido a isso muitos empreendedores têm sentido a necessidade acelerar a transformação digital de suas empresas.

No decorrer das últimas décadas, trocarmos o telefone fixo pelo Smartphone, o uso de disquetes por arquivos salvo em nuvem, a locadora de filmes por uma plataforma de streaming, entre outros.

Contudo, a transformação digital vai muito além disso, ela provoca otimiza processos, altera as formas de uso e também o modo de consumo no mundo dos negócios.

Pensando em como as empresas vem se modernizando, no intuito de não ficarem obsoletas no mercado e buscarem também melhorar a sua reputação, vamos falar em como a transformação digital pode acelerar a sua empresa. Acompanhe!

Veja 3 formas de transformar digitalmente o seu negócio

A transformação digital é mais do que mudanças tecnológicas. Ela pode ser compreendida como um grande desafio que exige das empresas uma percepção total de suas atividades, cultura, valores, etc.  

Uma vez que ela não atinge somente o maquinário de um negócio e sim o seu time de colaboradores necessários para colocar em ação.

Sendo assim, é preciso ter uma visão ampla de cada processo, um mindset que permita estar por dentro do que vem ocorrendo mundialmente. Por isso, preparamos três maneiras de aplicar a transformação digital na sua empresa.

1. Elabore um bom planejamento

Quando um empreendedor busca fazer melhorias em sua empresa, precisará tomar suas decisões de forma segura. Assim, antes de fazer qualquer tipo de investimento ele precisará elaborar um bom planejamento, que o permita realizar tais mudanças. Deste modo, é importante:
  • Conhecer toda a empresa, o seu mercado, nicho, concorrência e demandas;
  • Identificar quais são seus principais problemas e suas possíveis soluções;
  • Entender como a transformação digital impactará na produtividade;
  • Descobrir como e até qual ponto o empreendimento pode evoluir;
  • Definir quais serão as tecnologias e recursos que podem ser implementados. 

2. Inclua os colaboradores no processo de transformação

A transformação digital de uma empresa não depende somente da adoção de novas tecnologias a serem implantadas. 

Os colaboradores também devem ser inseridos nesse processo. Eles precisam não só aprender a executar os novos sistemas e ferramentas, como também a compreender a sua importância durante toda jornada de transformação digital e como ela pode acelerar a sua empresa. 

Desta maneira, ao incluir os funcionários no processo de transformação, a ponto que eles possam dominar suas novas atividades, estará permitindo que eles possam se envolver durante envolvidos no processo.  

O empreendedor estará promovendo que a experiência seja positiva e acelerada. Além disso, está reforçando um dos pontos mais importantes da transformação digital nos negócios: a cultura organizacional, que tem início ao ser transmitida como os seus colaboradores. 

3. Tenha uma infraestrutura consistente

A fim de realizar grandes mudanças, uma empresa precisará possuir uma infraestrutura consistente. Portanto, é imprescindível fazer investimentos em novas tecnologias que possam garantir a transformação digital na empresa.

Um exemplo é a compra de novos equipamentos, sistemas de gestão, armazenamento de dados. Assim, podem contribuir no processo de aceleração e crescimento de um empreendimento. 

Além disso, uma ótima saída é investir em consultorias especializadas, auxiliando assim a capacitação de seus colaboradores, durante o processo de transição.

Atualmente, muitas empresas vêm se preocupando cada dia mais com a qualidade de seus serviços e atendimentos com seu público. A fim de aumentar o número de suas vendas como também agregar valor à sua marca e entender o posicionamento da empresa no mercado por meio de seus consumidores.

Uma marca que respeita e busca apresentar solucionar os problemas de seus clientes, se torna referência no mercado melhorando assim a sua lucratividade.

Conforme uma pesquisa encomendada pela SAP, 56% das empresas brasileiras que buscam aumentar a sua receita em até 10% pretendem investir transformação digital para acelerar resultado direto de suas ações. 

As vantagens da transformação digital nas empresas

Agora que já abordamos, o contexto e possíveis aplicações da transformação digital, vamos entender quais as principais vantagens. Veja a seguir: 

Incentivo à inovação e à criatividade

Com o propósito de adaptar às mudanças do mercado, muitas empresas precisam repensar os seus processos, estudando desde o início de suas operações até o pós-vendas de seus serviços ou produtos, buscando fazer melhorias e otimizar os seus processos. 

Desta maneira, a inovação e a criatividade são incentivadas cruciais a serem adotadas, implementado não somente no ambiente interno, como também no externo.

Aumento de eficiência e excelência

De maneira idêntica, todo os processos que podem ser feitos de maneira manual ou sistematizada, podem ser realizados de forma digitalmente e por meio da automatização. 

Favorecendo assim no processo de redução de custos e erros humanos, além de contribuir para um maior controle e eficiência entre os departamentos, assegurando assim um aumento de eficiência, produtividade e excelência na entrega de seus serviços. 

Melhoria da satisfação do cliente

Como podemos perceber, ao longo deste texto, a transformação digital apresenta inúmeros benefícios, no sentido dos aprimoramentos dos processos internos das empresas, uma vez que eles refletem diretamente no consumidor final, na forma como ele interage com a empresa, ou seja, ela também influencia no processo de atração e fidelização de clientes. 

Por isso, é preciso entender o cliente como o ponto-chave para o processo de aceleração da transformação digital nas empresas. Isto porque ele será impactado de forma direta pelas mudanças realizadas pela empresa. 
Além disso, o cliente exerce o papel fundamental que faz com que a empresa se mantenha competitiva no mercado. Um feedback negativo, compartilhado em redes sociais, pode influenciar a compra de futuros clientes. 

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