Blog Layout

Lucratividade e rentabilidade: quais são as diferenças?

equipe@tokcontabil.com.br

Na hora de superar os desafios do empreendedorismo e fazer com que seu negócio alcance crescimento e destaque no mercado, muita estratégia e na gestão da economia é necessária. 


Nesse sentido, ganha destaque a gestão de análises financeiras. Ter o conhecimento necessário para fazer uma boa leitura das pistas que seu
fluxo de caixa dá sobre a empresa é crucial para o sucesso. 


Só assim você tem dados precisos sobre quando é hora de aumentar as reservas e quando é o momento de investir em melhorias para o negócio. Dois indicadores muito relevantes são a
lucratividade e rentabilidade. Engana-se quem pensa que se tratam de sinônimos. 


Você sabe o que esses termos querem dizer? Se ainda tem dúvidas, continue a leitura para
compreender o que é lucratividade e rentabilidade e quais são as diferenças entre estes conceitos.


O que é lucratividade ?

Vamos começar conceituando cada um deles. A Lucratividade permite avaliar os ganhos da empresa a partir da mensuração entre lucro líquido e receita total.


Isso significa que este indicador calcula, num primeiro momento, quais foram os ganhos com a comercialização de seus serviços. 


Num segundo momento, são contabilizados os abatimentos referentes aos gastos gerais do negócio, bem como os tributos que lhe são devidos. O capital que resta em caixa indica o lucro após a liquidação das despesas do negócio e é geralmente apresentado em índices porcentuais.

O que é rentabilidade?

A rentabilidade considera apenas o retorno dos investimentos realizados pelo negócio. Ou seja, se a arrecadação financeira ganhar em um determinado período de tempo – para fins práticos, vamos considerar um intervalo mensal – é suficiente para suprir os gastos que o empreendimento gera para se sustentar. 


Caso o resultado seja negativo, isso indica que medidas efetivas devem ser tomadas no sentido de adequar os gastos com a sustentação e infraestrutura do negócio, pois estes estão maiores do que os ganhos da empresa. Permanecer nesta condição significa a falência financeira do empreendimento.


Pode te interessar:
Como melhorar o controle financeiro da sua empresa


Quais as diferenças entre lucratividade e rentabilidade?

De modo resumido, a resposta é: rentabilidade analisa quanto de capital que uma empresa consegue arrecadar dentro de determinado período –  seja por meio da realização de suas atividades, capital de terceiros, ou recursos de investidores, por exemplo – é consumida pelas despesas de sustentação do empreendimento.


Ou seja: apta se o negócio tem potencial para gerar retorno a partir do capital investido. 


Já a
lucratividade é o montante deste capital que resta após a empresa realizar a liquidez de todas as suas despesas, que consideram os custos de produção, gastos fixos e obrigações fiscais, para citar alguns.


Dessa forma, o cálculo da
lucratividade demanda a avaliação de custos do negócio, precificação e receita de vendas, por exemplo, para indicar se a arrecadação comercial do empreendimento é suficiente para liquidar as dívidas e ainda render ganhos ao final do processo.


Como calcular lucratividade e rentabilidade

Agora que você compreende quais são as diferenças entre lucratividade e rentabilidade, confira como fazer um cálculo desses fatores econômicos.


Normalmente, esses indicadores são aferidos a partir de fórmulas bastante simples. Confira!


Cálculo de Lucratividade 

A fórmula para se chegar a lucratividade de seu negócio é a seguinte: 

  • Lucratividade (%) = Lucro líquido / Receita bruta x 100


Assim, a receita bruta é alcançada por meio da somatória do faturamento da empresa sem a consideração de nenhuma despesa do empreendimento.  Ao se realizar a liquidação de débitos do empreendimento, chega-se ao lucro líquido, que é o capital restante após o abatimento de dívidas do negócio.

Cálculo da rentabilidade

Já a rentabilidade é apontada após considerar o valor total das vendas de um produto ou serviço, abatendo deste todos os gastos referentes ao investimento para produção e divulgação ou qualquer outra etapa necessária para promover a comercialização desta solução. 


Dessa forma, calcula-se  a rentabilidade a partir da seguinte  equação: 


  • Rentabilidade (%) = Lucro Líquido / Investimentos x 100 



Dessa forma saber fazer a análise lucratividade e rentabilidade bem, como compreender suas diferenças dos indicadores é substancial para apontar quais as ações de mercado a empresa deve tomar. 

Isso porque considerar estes indicadores em isolado não dão um panorama geral do cenário e pode dar uma falsa impressão de sucesso aos negócios.

Leia também:Indicadores financeiros: conheça os principais e como acompanhar


Conte com suporte especializado da TOK Contábil para gerir os ganhos do seu negócio!

Agora que você já compreende a diferença entre lucratividade e rentabilidade e como estes indicadores influenciam no desempenho de seu negócio, é hora de firmar parcerias de valor com profissionais que compreendam as minúcias do mundo das finanças para dar suporte ao seu sucesso.


E isso você encontra na
TOK Contábil


Somos uma
contabilidade com mais de 20 anos de mercado e operamos com as  técnicas gerenciais mais sofisticadas do mercado, a fim de gerar confiabilidade nos resultados e dinamismo nos processos. 


Entre em
contato com nossa equipa e conheça nossos serviços!


Continue a leitura:
Contabilidade Digital: Entenda quais são os seus benefícios


Contate-nos

Share by: