Blog Layout

Planejamento tributário para empresas digitais: Conheça a importância

equipe@tokcontabil.com.br

Hoje, todo o processo de gestão tem sido aprimorado por meio de adoção de ferramentas digitais.


Assim, muitas empresas nascidas na era digital têm oferecidos serviços de forma remota, como maior agilidade, qualidade e segurança. 


No entanto, elas não estão isentas de uma alta carga tributária incidida sobre seu modelo de negócios. Logo, é de fundamental importância conhecer a importância da adoção de um
planejamento tributário para empresas digitais


Deseja explorar melhor todo este assunto? Continue sua leitura e aprenda conosco a importância de ter um
planejamento tributário para empresas digitais. Vamos lá?



O que é planejamento tributário para empresas digitais e qual a sua importância?

Entendemos como planejamento tributário o conjunto de estratégias implementadas em um modelo de negócios, cujo fim seja alcançar uma maior eficiência tributária. 


Deste modo, serão analisadas todas as questões referentes a carga tributários, o que possibilitará promover uma redução de forma lícita.


Sendo assim, o empreendedor digital deverá contar com apoio de profissionais especializados, de modo que uma projeção de tributos possa ser estuda. 


Logo, todo o cenário econômico deverá ser considerado, uma vez que permitirá uma maior compreensão dos fatores internos e externos.


Portanto, para que um
planejamento tributário para empresas digitais possa ser elaborado de forma assertiva e promover uma otimização da carga tributária incidida, reduzindo assim custos com o pagamento de impostos, tributos e taxas. 


Confira mais sobre:
O que é assessoria contábil e como contratar esse serviço?



Quais são os tipos de regimes tributários existentes?

A elaboração de um planejamento tributário para empresas digitais inclui o estudo de tributos diretos, como o Imposto de Renda, PIS e Cofins.


Deste modo, para que seja elaborado um bom plano, é preciso compreender qual o regime tributário para cada modelo de negócio. 


Ou seja, é preciso optar entre o Simples Nacional, Lucro presumido e Lucro Real. Deste modo, é preciso projetar o faturamento anual, bem como o porte da empresa. 


Além disso, contar com apoio de um profissional contábil permite encontrar diretrizes mais assertivas para tal elaboração. 



Quais são os problemas relativos a um planejamento tributário mal feito?

Não contar com a orientação de um bom planejamento possibilita que diversas operações financeiras possam ser realizadas de forma incorreta, resultando no pagamento de impostos além do necessário e de multas.


Logo, a aplicação de penalidades será de acordo com cada problema, que podem ocorrer, tanto no setor contábil, como financeiro. 


Deste modo, é preciso ficar atento e evitar situações como atuações dos órgãos regulamentadores como Fisco. Uma vez que este cenário pode ser prejudicial para as finanças de uma empresa digital. 


Leia mais sobre:
Geração de caixa: um plano para quando parecer que não há alternativas



O que um bom planejamento tributário para empresa digitais deve ter?

Primeiramente, é preciso que o empreendedor digital reveja seus processos. Isso porque é provável que sua empresa já esteja ativa no mercado. 


Desta forma, rever todos os seus processos é um passo fundamental na elaboração de um
planejamento tributário para empresas digitais.


Logo, durante esta etapa, é preciso fazer cálculos e analisar as taxas efetivas, ou seja, identificar a quantia de tributo pagos.


Sendo assim, é importante que o empreendedor compreenda quais fatores influenciam o aumento do valor de carga tributária de sua empresa. Deste modo, é possível verificar se existem despesas que podem ser dedutíveis. 


Além disso, também se torna possível realizar um balanço de operações, podendo identificar assim quais impostos suas operações podem ser isentas do imposto de renda. 


Também se torna importante realizar uma revisão do crédito tributário como PIS e COFINS. Contudo, esta estratégia somente poderá ser feita por um profissional contábil. Uma vez que é preciso ter compreensão técnica das regras tributárias. 


Agora que o leitor já sabe o que é uma 
o que é um planejamento tributário para empresas digitais, que tal continuar lendo nossos conteúdos?


Acesse 
nosso blog e aprenda conosco como ter uma empresa de sucesso.


Gostou de nossas dicas?  Continuem lendo nossos artigos e aprenda conosco:
Vendas Online: conheça os mercados mais promissores e como adaptar sua força de vendas

Share by: