Blog Layout

Quero abrir uma empresa: Sociedade ou empresa individual?

equipe@tokcontabil.com.br
Ao abrir um escritório, todo profissional precisará optar por um modelo. Dentre eles, poderá optar por uma sociedade ou empresa individual

Sendo assim, é imprescindível decidir que a sua abertura e administração seja feita com a companhia de sócios ou de maneira individual.

Dessa forma, é preciso aprender o que cada modelo de empresa significa e como ambos influenciam na decisão no momento de abertura de uma nova empresa. 

Diante de tais dúvidas, leia o artigo a seguir para aprender quais as diferenças entre uma sociedade ou empresa individual. Acompanhe!

Sociedade ou empresa individual: entendendo os tipos de empresa

Geralmente, quando um empreendedor opta por montar seu novo negócio, ele se depara com diversas possibilidades no mercado.

Dessa maneira, também é preciso definir qual tipo de empresa será aberta, podendo ela ser uma sociedade ou empresa individual.

Essa escolha deve ser baseada após a realização de um estudo, no qual deve ser analisado todas as possibilidades disponíveis no mercado. 

Sendo assim, um dos principais fatores que influenciam tal tomada de decisão será a escolha de ter um sócio ou não.

Veja a seguir, as principais diferenças entre uma sociedade ou empresa individual

Sociedade Limitada (LTDA)

Quando uma empresa é aberta e conta com a presença de um ou mais sócios, se torna possível abrir uma Sociedade Limitada.

Ou seja, este modelo de negócio possui uma responsabilidade coletiva. Em suma, essa opção é feita quando dois ou mais profissionais se unem com a intenção de apresentar ao mercado um novo produto ou serviços.

No entanto, a participação de cada membro de uma sociedade se apresenta de forma limitada. Esta divisão poderá ocorrer conforme o capital investido por cada sócio.  

Além disso, também deverão ser separadas as contas bancárias para uso pessoal e criada uma para o uso jurídico. 

Confira a seguir quais são as principais vantagens de um Sociedade Limitada:

  • A atuação dos sócios ocorre de forma integrada;
  • A remuneração equivalente ao capital investido; 
  • Maior autonomia para a empresa;
  • Em casos de prejuízos financeiros, é possível é preservar o negócio;
  • É possível fazer a exclusão um sócio.


Empresário Individual (EI)

A modalidade de Empresário Individual é indicada para todos os empreendedores que desejam abrir um negócio sozinhos. 

Contudo, assim como a modalidade anterior apresentada, essa também apresenta algumas particularidades. 

Tendo como principal característica questões que podem afetar o patrimônio do empreendedor.

Desse modo, todos os seus bens adquiridos como pessoa física se confundem com os da pessoa jurídica ao se tornar um Empresário Individual.

Diante disso, todo o seu o patrimônio poderá ser utilizado para suprir as dívidas ou despesas da empresa.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

Também é possível escolher uma terceira modalidade, sendo ela: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).  

Dessa maneira, toda as obrigações e responsabilidade da pessoa física e da sua empresa será atribuída de forma limitada. Ou seja, patrimônio pessoal não será utilizado para a quitação de dívidas adquiridas pela empresa.

Entretanto, para abrir uma empresa no modelo EIRELI. É necessário que o empreendedor possua o capital equivalente a 100 vezes o valor do salário mínimo vigente.

Sociedade ou empresa individual?

Ao longo do artigo, o leitor pode perceber que escolher entre uma sociedade ou empresa individual é uma decisão delicada a ser feita.

Sendo assim, para que sua decisão possa ser feita de forma correta, é de extrema importância que o empreendedor seja orientando por um profissional contábil.

Desse modo, será possível também escolher o modelo correspondente ao tipo de empreendimento, como também irá colaborar para identificação de seus objetivos, resultando na elaboração de um plano de negócios

Gostou deste conteúdo? Aproveite para acessar nosso blog e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil a cada leitor. Compartilhe conosco as suas dúvidas como também o que achou de nosso artigo. Fique à vontade para compartilhar em suas redes sociais.

Contate-nos

Share by: