Blog Layout

Como fazer Black Friday e preparar sua empresa para essa ação

equipe@tokcontabil.com.br


A chegada do mês de novembro traz consigo uma grande dúvida para os empreendedores: Como fazer Black Friday e preparar sua empresa para essa ação?


Afinal de contas, este é um excelente momento para liquidar o seu estoque antes das vendas de Natal.

A Black Friday é uma das temporadas mais aguardadas do ano. Logo, esta é uma data de grande oportunidade para que os empresários possam adotar estratégias de divulgação de sua marca e também para a fidelização de clientes.


Movimento febre nos Estados Unidos, esta data começou a ser comemorada pelos comerciantes brasileiros ainda em 2010.


Ficou curioso e deseja entender como preparar a sua empresa para esta ação? Leia nosso conteúdo e confira nossas dicas para
aumentar o seu faturamento com a Black Friday.


1-Como planejar sua Black Friday?


O primeiro passo para preparar sua empresa para a Black Friday é montar um planejamento detalhado.


Isso porque, é preciso definir quais produtos ou serviços serão comercializados durante esta temporada, assim como o seu principal canal de venda. Ou seja, de forma online, física ou em ambos.


Deste modo, tendo como ponto de partida, o empreendedor deverá fazer uma pesquisa a fim de identificar os produtos de preferência de seu público.


Assim, poderá montar um mix de ofertas, de maneira que consiga oferecer descontos atrativos, sem que isso comprometa a saúde financeira de seu negócio.


Portanto, atenção mais importante do que apenas fazer a
Black Friday em sua empresa, é saber como fazê-la com sucesso. Logo, busque oferecer descontos reais, que possam chamar a atenção de seus consumidores.


Aproveite para aprender mais lendo:
Estratégias completas para conseguir capital de giro


2-Reforce a sua equipe para receber um volume maior de clientes


Ao definir o calendário de vendas durante o mês de novembro, o empreendedor deverá definir como, por exemplo, se sua empresa participará da Black Friday somente na sexta-feira, ou se estenderá o prazo por um período maior de tempo.


Deste modo, caso opte pela ação de um único dia, é importante preparar sua equipe para o aumento do volume de demandas. Isso porque o número de clientes pode dobrar.


Sendo assim, é preciso pensar em estratégias de reforço para seu time comercial, como por exemplo aumentar o quadro de vendedores neste dia.


A mesma iniciativa vale para as vendas online, via e-commerce. Uma vez que precisará contar com apoio de um bom suporte, para que seu site não saia do ar em meio a um grande pico de acessos.


Além disso, é preciso estar atento a logística de envios, para que a qualidade de seu atendimento não seja quebrada, frustrando o cliente porque sua entrega não chegou dentro do tempo estipulado. Isso pode acabar sendo prejudicial para a imagem de sua empresa no mercado online.


3-Analise seu estoque e faça as melhorias necessárias


A primeira coisa que vem à mente de um empresário, ao se perguntar como preparar a sua empresa para Black Friday, é em relação a quantidade de produtos em seu estoque.


Desta forma, imagine que preparou uma ação com diversos produtos com preços bastante atrativos, podendo correr o risco de vender mais do que pode entregar.


Sendo assim, é preciso identificar se seu estoque possui capacidade de cobrir a demanda esperada. Isso porque, é uma situação horrível quando um cliente possui expectativa de adquirir uma mercadoria, no entanto, ela não se encontra mais disponível em sua vitrine.


Desta forma, é importante manter o estoque sempre organizado. Isso porque, a
Black Friday é uma excelente oportunidade para que uma empresa possa alcançar uma maior visibilidade e atrair novos clientes.


Diante deste cenário, contar com apoio de um
sistema de gestão (ERP) é essencial para que todo o processo de vendas, emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) e controle de estoque possam ser otimizados.


Uma vez que este é um momento que exige total controle e a agilidade no atendimento é uma tarefa considerada indispensável.


4-Aproveite para conseguir cadastros



Por se tratar de uma data específica para o comércio, a Black Friday é uma ação que atrai muitos novos clientes as empresas.


Logo, este momento é uma ótima oportunidade para a geração de cadastros. Isso porque, com a liquidação de produtos, os consumidores podem estar suscetíveis a mais novidades.


Ou seja, o empreendedor terá a chance de reter esses novos clientes. Mas antes, é claro, deverá prestar um atendimento de qualidade e um pós-vendas impecável.


Deste modo, quando receberem um e-mail marketing, depois lembraram de sua empresa como referência no mercado, aumentando as chances de fazerem uma segunda compra.


Desta forma, aproveite este momento para solicitar que seus clientes preencham um cadastro com seus dados. Posteriormente, estas informações poderão ser utilizadas em um programa de fidelidade, dentre outras ações específicas.


Agora que o leitor está concluindo a leitura deste nosso conteúdo, compreende como a
Black Friday pode ser vantajosa para seu modelo de negócio?


Tendo em mente que toda esta ação deve ser orientada por um bom planejamento, o empreendedor poderá notar aumento em seu faturamento e também uma ótima oportunidade para a promoção de melhorias em seus processos.


Agora que o leitor já sabe como preparar a sua empresa para a
Black Friday, chegou o momento de colocar a mão na massa.


Gostou de nossas dicas? Acesse 
nosso blog e confira também: Vendas Online: conheça os mercados mais promissores e como adaptar sua força de vendas



Contate-nos

Share by: